Desenvolve a habilidade de liderar
Estudos apontam que, na melhor das hipóteses, o coeficiente de inteligência (QI) contribui com cerca de 20% para os fatores que determinam o sucesso na vida, e deixa os 80% restantes para as outras variáveis. Dessas “outras variáveis”, a inteligência emocional: por exemplo, a capacidade de criar motivações para si próprio e de persistir num objetivo apesar dos percalços; de controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação dos seus desejos; de manter a serenidade e de impedir que a ansiedade interfira na capacidade de raciocinar; de ser empático e autoconfiante.
Existem muitos indícios de que, as pessoas emocionalmente competentes, que conhecem e lidam bem com os próprios sentimentos, entendem e levam em consideração os sentimentos do outro, são bem sucedidas em qualquer setor da vida, seja nas relações pessoais, seja assimilando as regras implícitas que ditam o sucesso na vida organizacional e em sociedade.
As pessoas com a prática emocional bem desenvolvida têm mais probabilidade de se sentirem satisfeitas e de serem eficientes nas suas vidas, dominando os hábitos mentais que aumentam a sua produtividade. Isto é Agilidade emocional. As que não conseguem exercer nenhum controle sobre a sua vida emocional travam batalhas internas que sabotam a capacidade de concentração no trabalho e a lucidez do pensamento.
A teoria de Howard Gardner sobre a multiplicidade da inteligência que continua a evoluir, resume assim as inteligências interpessoal e intrapessoal:
"Inteligência interpessoal é a capacidade de compreender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas. As pessoas que trabalham em vendas, políticos, professores, clínicos e líderes religiosos bem-sucedidos provavelmente são todos indivíduos com alto grau de inteligência interpessoal. A inteligência intrapessoal (...) é uma aptidão correlata, voltada para dentro. É uma capacidade de formar um modelo preciso, verídico, de si mesmo e poder usá-lo para agir eficazmente na vida. Na inteligência intrapessoal, chave do autoconhecimento, ele incluiu o “contato com nossos próprios sentimentos e a capacidade de discriminá-los e usá-los para orientar o comportamento”.
A nossa metodologia tem as ferramentas certas para aumentares a tua inteligência emocional. Vem descobrir por ti!