Reconheces o teu espaço vital?
O termo espaço vital, é usado para referir-se ao espaço que envolve uma pessoa e dentro do qual os demais são considerados intrusos, exceto aqueles que consideramos especiais.
Muitas das tensões entre as pessoas surgem pela convivência muito próxima e de forma repetida. As invasões sistemáticas do nosso espaço vital, geram instabilidade emocional responsável por acionar mecanismos de resposta automáticos, que podem degradar as relações interpessoais.
Deixando de lado as questões culturais, à medida que uma pessoa se torna mais polida, maior é o espaço vazio que precisa à sua volta para se sentir bem.
No entanto, expandir o espaço vital, é ter consciência do que está além do nosso limitado contexto. Levar a nossa atenção até aos limites do nosso pequeno mundo, é ampliar esse espaço para incluir nele as pessoas que transitam por fora. Podendo parecer uma dispersão, o resultado de prestar atenção ao outro, tem como consequência uma aprendizagem valiosa, a da empatia e da cordialidade. Essas habilidades, tendem a minimizar a inquietude perante as dificuldades pessoais, os nossos obstáculos perdem importância.
A observação a partir da periferia do mundo pessoal, com o olhar de principiante e a visão clara de quem consegue transitar nos limites e não apenas em torno de si próprio, promove o crescimento pessoal e a autoconsciência.