Status quo vs criatividade
O Status Quo é a tendência de manter as coisas como estão e resistir a mudanças significativas. Pode ser muito confortável mas, por outro lado, pode impedir o crescimento pessoal e profissional. Muitas pessoas preferem seguir um caminho já percorrido por outras e assim evitar riscos, impedindo que a sua carreira e vida pessoal evoluam.
Por que razão o status quo se instala tão facilmente?
- Familiaridade: Pode ser tão familiar que as pessoas deixam de se questionar. É como se fosse uma segunda natureza, algo que se faz automaticamente sem pensar.
- Comodidade: Pode ser confortável, pois as pessoas já sabem o que esperar e como lidar com a situação. Questionar o status quo pode exigir esforço e mudança, o que pode ser desconfortável e indesejado.
- Medo de mudanças: As pessoas podem ter medo de mudanças e preferem manter as coisas como estão, mesmo que o status quo não seja o ideal. Mudanças podem trazer incerteza e desconforto, e algumas pessoas preferem evitar essas sensações.
- Pressão social: O status quo pode ser reforçado pela pressão social, onde as pessoas são influenciadas a seguir a opinião dominante. Isso pode fazer com que as pessoas se conformem com a situação atual, mesmo não sendo a melhor.
- Apatia: Algumas pessoas simplesmente não se importam o suficiente para questionar o status quo. Podem não ter motivação ou interesse para mudar as coisas, ou podem simplesmente não perceber que têm o poder e a possibilidade de fazer algo diferente.
A criatividade por outro lado, pode ser vista como uma ameaça ao Status Quo, pois, é a habilidade de pensar de forma inovadora e encontrar novas perspectivas e possibilidades que possam melhorar processos existentes e resolver problemas. A criatividade pode ser ampliada e aprimorada com a liberdade pois esta permite que as pessoas experimentem, pensem fora da caixa, criando um ambiente onde a criatividade pode prosperar e levar a soluções inovadoras.
Quando alguém apresenta uma nova ideia ou abordagem, pode desafiar aquilo que as pessoas já conhecem e estão habituadas, pode gerar resistência ou mesmo hostilidades. Por isso, quando apresentar uma nova ideia ou abordagem, esteja preparado, encontre aliados, desenvolva a inteligência emocional, encontre um terreno comum, seja persistente e autoconfiante.
A criatividade, a resiliência e a autoconfiança, a par de outras habilidades importantes para desafiar o status quo, podem ser desenvolvidas ou aprimoradas através da prática do mindfulness e meditação, técnicas que fazem parte do DeRose Method.
Investe em ti!