Sabes o que é ter atitude mente de iniciante?
Quando observamos as crianças com as suas mil e uma perguntas, percebemos o que é a atitude de ter mente de iniciante. Ela é curiosa com o mundo à sua volta, questiona, mexe, experimenta desmontar os brinquedos para os montar de outra forma. À medida que cresce transforma-se em nós, experientes na nossa maneira de ser e de ver o mundo.
A experiência que adquirimos permite-nos tomar decisões mais rapidamente e mantém-nos seguros.
A rotina, a necessidade, as obrigações e também as ambições levam-nos a criar hábitos que carregamos no tempo como uma roupa que se vai desgastando mas que nos é confortável. Aquilo que era apenas um pequeno traço de uma atitude mental transforma-se num vinco forte de personalidade e tendemos a reagir automaticamente todas as vezes que passarmos por determinadas situações. Assim são automatizados os hábitos mesmo que já não nos sejam convenientes.
Uma mente iniciante abre-se a inúmeras possibilidades, uma mente experiente admite só uma!
Mas, então, para que nos serve a atitude de Mente de iniciante?
Sempre que reagimos de forma automatizada, e cujo retorno é diferente do que nós gostaríamos de receber, é nesses momentos que podemos e devemos por em prática a atitude de Mente de Iniciante.
Esta atitude permite-nos captar mais detalhes sobre aquilo que estivemos a fazer permitindo novas aprendizagens.
Admitir que nada sabemos e ao predispor-nos à curiosidade abrimos portas à constante aprendizagem e conseguimos atingir mais facilmente os nossos objetivos.
E de que forma podemos fazer isso?
Para cultivar a atitude mental de iniciante, temos que nos manter curiosos perante a nossa família, os nossos amigos, a nossa profissão e o mundo em geral.
Quando notarmos que a nossa mente vagueia, trazemo-la para o presente – Mindfulness, passando assim a ter à nossa disposição uma grande lente angular, que nos permite a atenção ao detalhe e a análise sobre as nossas acções de forma a identificar a oportunidade de fazer diferente e inovar.
Sabemos que muitos de nós precisamos de diferentes ferramentas para conseguir quebrar com os hábitos que já não nos são convenientes e transformá-los em oportunidades de crescimento.
Temos as técnicas e o conhecimento que precisas para trabalhar esta competência e conseguires atingir novos resultados.
Se tens curiosidade, se te identificas em alguma das situações de que falamos, fala connosco sem compromisso. Quem sabe dás inicio à descoberta do teu máximo potencial!