A arte de comunicar

Comunicação é uma palavra derivada do latim “communicare”, significa partilhar, participar algo, tornar comum. A arte de comunicar, é um dos grandes desafios da humanidade. É uma das habilidades sociais a desenvolver pelas pessoas que desejam atingir o sucesso na sua vida profissional e pessoal.

 

É através da comunicação que vamos interagir com os demais e assim atingir os nossos objetivos. Um estudo da Harvard Business School, aponta que a comunicação não verbal (expressão corporal, entoação e tonalidades de voz) representa 92% na comunicação das emoções.

  • 55% expressão corporal
  • 37% entoação e tonalidades de voz
  • 8% palavras

 

Existem outras pesquisas que indicam as partes do corpo que recolhem a informação:

  • 83% pela visão
  • 11% pela audição
  • 1% pela boca
  • 1,5% pelas mão
  • 3,5 % pelo nariz.

 

Pelos números podemos perceber que se não olharmos para o nosso interlocutor perdemos uma imensa possibilidade de entender o que a pessoa nos quer dizer, evita olhar para o telemóvel quando conversas com alguém.

A importância da comunicação Intrapessoal e Interpessoal

A comunicação intrapessoal e interpessoal são duas habilidades comportamentais que podem trazer grandes resultados na vida particular e profissional. No mundo corporativo, podem evitar problemas e auxiliar no desenvolvimento desses grupos. Segundo a Communication Estatistic 2020, 74% dos profissionais trocaram a empresa com uma comunicação desorganizada por uma concorrente.

 

Comunicação Intrapessoal 

A comunicação intrapessoal, consiste em trocar informações consigo mesmo. É a popular “voz interior”, os diálogos que construímos por meio de pensamentos e emoções. O aperfeiçoamento deste tipo de comunicação está diretamente relacionado à inteligência emocional e às competências interpessoais e analíticas.

As reflexões internas são os recursos necessários para trabalhar o autoconhecimento e a autopercepção, práticas de contribuem positivamente com a capacidade de nos expressarmos. A comunicação intrapessoal é baseada na reflexão interior, sendo realizada prioritariamente por meios não-verbais. Ela é crucial para analisar situações e decisões, trabalhar o autoconhecimento e manter a saúde mental em dia.

Descobre até onde és capaz de melhorar o seu comportamento e transformar a timidez em força para se expressar com confiança e entusiasmo!

Comunicação Interpessoal

A comunicação interpessoal consiste na troca de informações verbais ou não-verbais entre duas ou mais pessoas. Ter um bom domínio desta comunicação, permite-nos comunicar com clareza e assertividade, características importantes para se relacionar com outras pessoas.

 

As seguintes capacidades podem ser adquiridas com o aprimoramento dessa competência:

  • Contruir relacionamentos sólidos e duradouros;
  • entender e aceitar diferentes pontos de vista;
  • expressar ideias complexas de maneira simples;
  • trabalhar em equipe.         

 

O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal? Conheça cinco formas efetivas de como melhorar a comunicação interpessoal:

✔️ trabalhe a comunicação intrapessoal;

✔️ adapte a comunicação às pessoas;

✔️ peça feedbacks;

✔️desenvolva uma comunicação clara e não-violenta;

✔️escute com atenção

 

A comunicação intrapessoal e interpessoal são complementares e indissociáveis. Para te conseguires relacionar com outras pessoas e expressar as tuas ideias, é preciso conheceres-te  e estar bem contigo. Afinal, as reflexões internas são um ponto-chave para administrar as emoções de maneira adequada e organizar as perspetivas em informações coesas.

 

Reservar um tempo para meditar e refletir sobre ti e a tua vida, pode ser uma resposta para quem deseja saber o que fazer para melhorar a comunicação interpessoal. Procura incluir essas atividades em tua rotina para que se tornem hábitos. Além do relacionamento interpessoal, outros fatores podem ser beneficiados, como a tua concentração.

Segredos das boas relações humanas

A natureza do ser humano é relacionar-se. Quanto mais positivas forem essas relações, maior será a probabilidade de construir conexões verdadeiras com as pessoas com quem convive e a forma de comunicar é um dos segredos das boas relações humanas.

Promove a escuta ativa e a empatia!

Desenvolve a comunicação assertiva, transmitindo a mensagem de forma objetiva, sem causar enganos e sem agressividade. Promove a escuta ativa e a empatia, escutando atentamente o interlocutor, não apenas com os ouvidos, mas com todos os sentidos em alerta.

 

A escuta ativa é uma das habilidades mais importantes da inteligência emocional que, paralelamente desenvolve a empatia de poder olhar nos olhos do outro e não deixar que suas experiências de vida promovam o julgamento de seu interlocutor durante o discurso. A empatia é uma importante soft skill, que ao ser colocada em prática não só trará benefícios ao próprio como também àquelas pessoas que estão à sua volta.

 

O desenvolvimento da inteligência emocional é um dos muitos efeitos do DeROSE Method. Vem descobrir por ti!

Partilha:

Outras Publicações

mudança de paradigmas

Mudança de paradigmas

Mudança de Paradigmas Reeduca o Teu Comportamento para Viver Melhor Quantas vezes te sentiste preso num ciclo de comportamentos que te impedem de alcançar o

paradigmas

Paradigmas

Paradigmas O que te está a impedir de viver em alta performance? Já sentiste que estás a dar o teu máximo, mas mesmo assim algo

Comunicação efetiva

Comunicação efetiva

Comunicação Efetiva A Chave para Relacionamentos e Sucesso Profissional A comunicação é a base de todos os relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais. Mas o que

Liderança e habilidades sociais

Liderança e Habilidades Sociais

Liderança e Habilidades Sociais Uma Outra Perspectiva A liderança é uma arte que vai além da mera gestão de pessoas e recursos; é sobre inspirar,

Se ficaste com alguma dúvida, envia-nos uma mensagem

"Don't Fight
Be Light"

Professor DeRose

Para descarregares gratuitamente o pocket book, envia-nos os teus dados.