Comunicação é uma palavra derivada do latim “communicare”, significa partilhar, participar algo, tornar comum. A arte de comunicar, é um dos grandes desafios da humanidade. É uma das habilidades sociais a desenvolver pelas pessoas que desejam atingir o sucesso na sua vida profissional e pessoal.
É através da comunicação que vamos interagir com os demais e assim atingir os nossos objetivos. Um estudo da Harvard Business School, aponta que a comunicação não verbal (expressão corporal, entoação e tonalidades de voz) representa 92% na comunicação das emoções.
- 55% expressão corporal
- 37% entoação e tonalidades de voz
- 8% palavras
Existem outras pesquisas que indicam as partes do corpo que recolhem a informação:
- 83% pela visão
- 11% pela audição
- 1% pela boca
- 1,5% pelas mão
- 3,5 % pelo nariz.
Pelos números podemos perceber que se não olharmos para o nosso interlocutor perdemos uma imensa possibilidade de entender o que a pessoa nos quer dizer, evita olhar para o telemóvel quando conversas com alguém.
A importância da comunicação Intrapessoal e Interpessoal
A comunicação intrapessoal e interpessoal são duas habilidades comportamentais que podem trazer grandes resultados na vida particular e profissional. No mundo corporativo, podem evitar problemas e auxiliar no desenvolvimento desses grupos. Segundo a Communication Estatistic 2020, 74% dos profissionais trocaram a empresa com uma comunicação desorganizada por uma concorrente.
Comunicação Intrapessoal
A comunicação intrapessoal, consiste em trocar informações consigo mesmo. É a popular “voz interior”, os diálogos que construímos por meio de pensamentos e emoções. O aperfeiçoamento deste tipo de comunicação está diretamente relacionado à inteligência emocional e às competências interpessoais e analíticas.
As reflexões internas são os recursos necessários para trabalhar o autoconhecimento e a autopercepção, práticas de contribuem positivamente com a capacidade de nos expressarmos. A comunicação intrapessoal é baseada na reflexão interior, sendo realizada prioritariamente por meios não-verbais. Ela é crucial para analisar situações e decisões, trabalhar o autoconhecimento e manter a saúde mental em dia.
Descobre até onde és capaz de melhorar o seu comportamento e transformar a timidez em força para se expressar com confiança e entusiasmo!
Comunicação Interpessoal
A comunicação interpessoal consiste na troca de informações verbais ou não-verbais entre duas ou mais pessoas. Ter um bom domínio desta comunicação, permite-nos comunicar com clareza e assertividade, características importantes para se relacionar com outras pessoas.
As seguintes capacidades podem ser adquiridas com o aprimoramento dessa competência:
- Contruir relacionamentos sólidos e duradouros;
- entender e aceitar diferentes pontos de vista;
- expressar ideias complexas de maneira simples;
- trabalhar em equipe.
O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal? Conheça cinco formas efetivas de como melhorar a comunicação interpessoal:
✔️ trabalhe a comunicação intrapessoal;
✔️ adapte a comunicação às pessoas;
✔️ peça feedbacks;
✔️desenvolva uma comunicação clara e não-violenta;
✔️escute com atenção
A comunicação intrapessoal e interpessoal são complementares e indissociáveis. Para te conseguires relacionar com outras pessoas e expressar as tuas ideias, é preciso conheceres-te e estar bem contigo. Afinal, as reflexões internas são um ponto-chave para administrar as emoções de maneira adequada e organizar as perspetivas em informações coesas.
Reservar um tempo para meditar e refletir sobre ti e a tua vida, pode ser uma resposta para quem deseja saber o que fazer para melhorar a comunicação interpessoal. Procura incluir essas atividades em tua rotina para que se tornem hábitos. Além do relacionamento interpessoal, outros fatores podem ser beneficiados, como a tua concentração.
Segredos das boas relações humanas
A natureza do ser humano é relacionar-se. Quanto mais positivas forem essas relações, maior será a probabilidade de construir conexões verdadeiras com as pessoas com quem convive e a forma de comunicar é um dos segredos das boas relações humanas.
Promove a escuta ativa e a empatia!
Desenvolve a comunicação assertiva, transmitindo a mensagem de forma objetiva, sem causar enganos e sem agressividade. Promove a escuta ativa e a empatia, escutando atentamente o interlocutor, não apenas com os ouvidos, mas com todos os sentidos em alerta.
A escuta ativa é uma das habilidades mais importantes da inteligência emocional que, paralelamente desenvolve a empatia de poder olhar nos olhos do outro e não deixar que suas experiências de vida promovam o julgamento de seu interlocutor durante o discurso. A empatia é uma importante soft skill, que ao ser colocada em prática não só trará benefícios ao próprio como também àquelas pessoas que estão à sua volta.
O desenvolvimento da inteligência emocional é um dos muitos efeitos do DeROSE Method. Vem descobrir por ti!